sexta-feira, 4 de março de 2011

Nanopartículas para uma água pura.




Pesquisadores canadenses indicam que um procedimento, barato, seria particularmente útil em situação de urgência, em caso de sinistros, por exemplo, para limitar a propagação de doenças como a gastroenterite ou o cólera.

Derek Gray, professor de química na Universidade MacGill (Canadá), e sua aluna de terceiro ciclo, Theresa Dankovich, recobriram com nanopartículas de prata folhas de papel poroso e absorvente. A seguir, aspergiram sobre o papel água contendo bactérias E. coli e E. faecalis, conhecidas por causar graves infecções e mesmo a morte.

O filtro conseguiu matar praticamente todas as bactérias e produzir uma água que satisfazia às normas afeitas à água potável, afirmam os pesquisadores.

Explicam que o papel é recoberto com uma baixa quantidade de prata. As nanopartículas ficam "presas" no papel, enquanto a água passa através deste.

Os pesquisadores devem, no entanto, fazer o teste de campo deste dispositivo para saber sua verdadeira eficácia e aperfeiçoá-lo.

Ainda neste começo de ano, pesquisadores israelenses anunciaram ter produzido um material de embalagem alimentar, antibacteriano, fabricado com a ajuda de nanopartículas de prata.

Synchro (Tradução - MIA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário