segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Capes aprova doutorado em Nanociências da Unifra





O Centro Universitário Franciscano (Unifra)está completando mais uma etapa na vida acadêmica. No dia 20 deste mês, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) emitiu parecer favorável  à criação do Doutorado em Nanociências na instituição. Este será o primeiro Doutorado da Unifra, que já conta com dois mestrados, sendo um deles, também, em Nanociêcias.
A Nanociência é o estudo e conhecimentos de técnicas e aplicações de nanotecnologias. Ela está relacionada a diversas áreas e tem por meta compreender e controlar matérias em escala nanométrica, além do conhecimento da natureza na organização das matérias átomo por átomo, molécula por molécula. Nos estudos, a medida de um nanômetro é 0,000000001 metro, ou seja, um nanômetro corresponde a um bilionésio de metro.
Para a Pró-reitora de Pós-graduação Pesquisa e Extensão, Solange Binotto Fagan, a aprovação do Doutorado para Unifra representa muito na área científica. Apenas três instituições no Brasil tem programas nesta área. “Uma é na Universidade de Brasília, outra no ABC paulista e aqui na Unifra”, destaca Solange.
De acordo com a professora, tanto o mestrado e, agora o Doutorado, são áreas estratégicas da instituição, com muita pesquisa e ciência, mostrando, assim, os resultados de que o Centro Universitário Franciscano está em grande desenvolvimento e expansão científica. “Estamos sempre participando de projetos e programas. Criamos uma maturidade científica”, diz.
O curso de Doutorado irá disponibilizar oito vagas anuais e, segundo Solange, a disputa pelas vagas já começou. “Já recebemos cerca de 30 ligações e solicitações de pessoas interessadas em concorrer por uma das vagas”, conta. Ela ressalta que, até o momento, não será ampliado o quadro de docentes. “Talvez sejam contratados outros profissionais, mas, agora, não há necessidade. O Capes aprovou o curso com os professores que estão no nosso quadro e eles já dão aulas no Mestrado”, fala.
Também não será alterado os laboratórios nem a estrutura dos prédios. “Todas as pós-graduações ficarão localizadas no conjunto três da Unifra. Os laboratórios são multiusuais e as salas de aula comportam os novos alunos”, diz. Quem aconselha o Mestrado e agora o Doutorado é a técnica em nanociência da Unifra, Gabriela de Moraes, que é egressa do Mestrado. “Ainda não sei se vou fazer o Doutorado, pois tenho outros planos. Mas, esta é uma possibilidade. É uma área nova que vale a pena investir”, destaca.
De acordo com a Pró-reitora, o edital para inscrições no Doutorado deve abrir na primeira semana de janeiro. As aulas devem começar em março com os oito novos doutorandos.
Inscrição
- Poderão candidatar-se ao curso de Doutorado em Nanociências os portadores de diploma e mestres em áreas como Nanociências Física, Matemática, Química, Química Industrial, Farmácia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e áreas afins.
Areas de concentração:Biociências e nanociências
Numero de Vagas: 8
Duração: 4 anos
LInhas de pesquisa
Linha de pesquisa 1: desenvolvimento e caracterização de sistemas bioativos e nanoestruturados. Trata sobre o desenvolvimento e a caracterização de sistemas aplicados a materiais nanoestruturados, novos compostos químicos e substâncias bioaticas.
Linha de pesquisa 2: modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais. Esta linha trata sobre o desenvolvimento e aplicação da modelagem e simulação computacional na otimização de sistemas físicos, químicos e biológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário